A Tigre de Papel vai acolher o lançamento do livro “It Could Be Home”, o mais recente projeto das Publicações NABO [Núcleo Apático das Brigadas do Ócio]. Este livro, o sétimo título do coletivo, é uma viagem visual conduzida por Diogo F. Almeida, contado com o design gráfico de Inês Nepomuceno, onde a lente do autor pretende capturar uma Europa tão distante quanto familiar.
Num relato que percorre os bastidores da antiga Cortina de Ferro, Almeida convida-nos a refletir sobre o paradoxo de uma Europa simultaneamente próxima e estrangeira: “É já ali e tão além que podia ser o lar de qualquer um.” Entre 2012 e 2018, o autor visitou e fotografou locais como Albânia, Arménia, Bielorrússia, Transnístria e Kosovo, construindo um mosaico de realidades e contrastes que espelham um espaço de memórias fragmentadas e novos significados.
A génese do projeto está no fascínio da NABO pelas imagens captadas por Almeida no Leste Europeu. “O Diogo já viajou um pouco por todo o lado, mas volta sempre aqui. Há algo de magnético nestes territórios que ele traduz como poucos,” comentam os editores.
O evento de lançamento, a acontecer na Livraria Tigre de Papel, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 18:30, terá a presença do autor que estará numa conversa com a arquitecta Rita Aguiar Rodrigues (RAR STUDIO).