Foi lançado a obra “Camões, Altos Cumes, Scabelicastro e Correlatos”, pelas Edições Cosmos, da autoria dos investigadores Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre, um estudo de 500 páginas propõe novas perspectivas sobre a vida e obra de Luís Vaz de Camões, com destaque para os vínculos do poeta à cidade de Santarém.
Entre os aspetos inéditos apresentados, destaca-se a identificação de Santarém como a provável terra natal do poeta, cuja mãe, Ana de Sá Macedo, nasceu na vila. Camões referiu-se à cidade como “o sempre enobrecido Scabelicastro” n’”Os Lusíadas”. O livro também detalha a convivência do poeta com intelectuais locais, como Frei Luís de Sousa, e a sua ligação a nobres mecenas da cidade, como os Coutinho.
Outros contributos inovadores incluem a publicação de poesia inédita de Camões, em colaboração com contemporâneos, e um novo olhar sobre a sua ligação ao mundo artístico do Maneirismo, incluindo referências ao pintor Fernão Gomes, responsável pelo retrato do poeta.
O lançamento do livro, organizado pelas Edições Cosmos em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, é visto como uma oportunidade para conhecer mais sobre o legado cultural e artístico de Camões.