O epílogo adicional à trilogia de Philip Roth publicada a partir de 1979 como o mesmo protagonista (o escritor Nathan Zuckerman) chegou às livrarias pela Leya, chancela Dom Quixote.

“Venha comigo à orgia, Zuckerman, e assistirá de perto a fase final da Revolução”. Da boa maneira desconcertante de Roth, o trecho resume uma visita do escritor Zuckerman à Praga, oito anos depois dos soviéticos acabarem com a “Primavera de Praga” e a Checoslováquia viver mergulhada no totalitarismo.

Americano, o escritor está na cidade com missão de recuperar manuscritos de um autor judeu perseguido que deseja que suas obras sejam levadas para o Ocidente. Mas o que vai encontrando pelo caminho, a partir de Nova Iorque, são artistas mais ou menos desesperados, de diferentes formas intimamente ligados ao seu país e a um governo que deixa claro que não os quer.

Mas esse desconcerto não se manifesta em ações puramente dramáticas, mas patéticas, bizarras, perversamente sombrias – como a tal “orgia”, eventualmente tão literal quanto metafórica. Essas são festas que se desenrolam todas as terças-feiras na casa de um artista chamado Klenek, quer ele esteja ou não presente. Com relações privilegiadas com o Estado que ninguém compreende bem (“espionagem sexual”, sugere alguém), ele é dos raros a ter acesso a deixar o país quando assim o entende. A sua casa, nestes dias, acaba por ser um local por onde passam todo o tipo de gente da elite cultural e até política da cidade – demonstrando de alguma forma as sobrevivências e os desatinos de uma cultura sufocada.

A Orgia de Praga” é uma espécie de “epílogo” singular em relação à trilogia: Zuckerman está invisível na história, é apenas o veículo que acaba por dar voz a outros artistas. Todos os livros estão relacionados ao papel do escritor, como “O Escritor Fantasma” (1979), “Zuckerman Libertado” (1981, este sobre a prisão e as desgraças advindas com a fama e reflexo autobiográfico da ascensão popular de Roth com o “Complexo de Portnoy”, e a enorme crise existencial de “A Lição de Anatomia” (1983).

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